O USO DE CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Leonardo Priamo Tonello
  • Tamini Wyzykowsk
  • Roque Ismael da Costa Güllich

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8446

Abstract

O presente relato faz uma análise e reflexão sobre uma prática pedagógica de Educação Ambiental (EA) envolvendo a utilização de charges e quadrinhos. A ação foi realizada em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola pública do município de Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil (BR). A atividade consistiu em um debate sobre algumas problemáticas ambientais, que foram trabalhadas com o uso de charges e quadrinhos. Nas escritas registradas pelos alunos, há indícios que os estudantes desenvolveram um pensamento crítico e uma sensibilização sobre as questões ambientais que foram discutidas em sala de aula. Os resultados evidenciam o potencial das charges e quadrinhos para promover a EA e mediar aprendizagens no ensino de Ciências.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-11-26

How to Cite

Tonello, L. P., Wyzykowsk, T., & Güllich, R. I. da C. (2018). O USO DE CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(2), 369–381. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8446