A (re)conexão entre homem e “natureza”: natura ekos constituindo consumidores “sustentáveis”

Authors

  • Thaís Presa Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Nádia Geisa Silveira de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Keywords:

Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Relação Homem e Natureza, Mídia Publicitária, Sustentabilidade

Abstract

Hoje, a visão biocêntrica de “natureza”, que vê o homem como parte integrante da mesma, é utilizada como estratégia de vendas pela publicidade – uma das instâncias sociais mais implicadas na constituição dos sujeitos. Nesta direção, analisou-se como a linha de produtos Natura Ekos fala sobre a conexão entre homem e “natureza” com a finalidade de constituir consumidores e de (re)criar uma identificação entre os valores dos mesmos e de seus produtos, a partir do vídeo publicitário “Making Of - Natura Ekos & Emma Hack”. O estudo pautou-se pelo campo dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A campanha ensina aos indivíduos que Ekos é a conexão entre homem e “natureza”, vendendo a ideia de que seus produtos são “naturais” e “sustentáveis” e de que adquirir os mesmos é religar-se à sua “natureza”, à sua essência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaís Presa Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bióloga pela PUCRS, Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUCRS e Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS. Atualmente, é aluna especial pelo pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Nádia Geisa Silveira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bióloga pela UFRGS, Mestra e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS. Atualmente, é Profa. Dra. aposentada convidada pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Published

2016-11-04

How to Cite

Martins, T. P., & Souza, N. G. S. de. (2016). A (re)conexão entre homem e “natureza”: natura ekos constituindo consumidores “sustentáveis”. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 129–151. Retrieved from https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/6036

Issue

Section

Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental