Trajetória de constituição e ação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA/UFSCAR): construindo pesquisas não alienadaspara uma educação não alienante
Keywords:
grupos de pesquisaAbstract
No contexto de institucionalização da educação ambiental no país, no que tange a sua inserção no mundo acadêmico, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (Gepea) da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) iniciou suas atividades em 1995, com a orientação da primeira monografia e constituiu-se formalmente como grupo de estudo em outubro de 1998, com seis integrantes. Sendo liderado pela professora Haydée Torres de Oliveira e pelo professor Amadeu Loagrezzi, o grupo cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq conta hoje com 7 pesquisadoras/es (Alessandra Pavesi, Carmen R.O. Farias, Liane B. Printes, Rodolfo A. de Figueiredo e Vania G. Zuin) e 19 estudantes-pesquisadoras/es, cujos projetos de pesquisa têm vínculo institucional. O grupo de estudo, de caráter interinstitucional e com encontros presenciais quinzenais, conta com uma lista de comunicação com cerca de 100 inscrições. Muitos desses participantes acompanham as atividades do grupo a distância, pois pertencem a outras instituições tanto do estado de São Paulo como fora dele. Em média, 15 participantes comparecem regularmente nos encontros presenciais, nos quais os trabalhos são apresentados, questões teóricas são discutidas, experiências são trocadas e ações de mobilização são encaminhadas. O grupo também utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle para disponibilização de textos, vídeos e áudios de interesse, dos relatos dos encontros e das produções coletiva e de membros do GepeaDownloads
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How to Cite
Oliveira, H. T. de, Zuin, V. G., Logarezzi, A. J. M., & Figueiredo, R. A. de. (2010). Trajetória de constituição e ação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA/UFSCAR): construindo pesquisas não alienadaspara uma educação não alienante. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(2), 71–78. Retrieved from https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1601
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Section
Artigos