Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236Abstract
Resumo: este artigo faz parte de uma tese de doutorado de educação ambiental cujo objetivo foi contextualizar a atividade pesqueira profissional artesanal em Cáceres no Pantanal de Mato Grosso. Este trabalho tem como principais referências teóricas os pensamentos freiriano e habermasiano, escopo em que as ações de pesquisa estiveram fundadas na metodologia comunicativo-crítica – MCC. Neste artigo tratamos da relevância da MCC como abordagem metodológica comprometida com a coordenação de ações que objetivam a transformação da sociedade a apartir do diálogo igualitário. Também abordamos as características da ética tradicional ribeirinha pantaneira como proposta de reflexão e diálogo sobre possibilidades de superação comunicativa dos processos de colonização do mundo da vida das pescadoras/es pantaneiras/os.
Palavras chave. Comunidades tradicionais. Educação ambiental. Pescadores. Pantanal. Metodologia comunicativo-crítica. Ética.
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