Por uma Educação Ambiental Decolonial
Aprendendo com licenciaturas indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721Keywords:
Licenciaturas indígenas; Decolonialidade; Educação Ambiental; GeopedagogiasAbstract
Este artigo traz reflexões sobre potencialidades de licenciaturas indígenas para inspirações e aprendizagens no campo da Educação Ambiental (EA), a partir de pesquisa de Doutorado, em diálogo com algumas concepções teóricas que estão sendo elaboradas para pensar a EA em perspectiva decolonial. A investigação mostra potenciais ecológicos, políticos, culturais e espirituais dessas licenciaturas. Por meio de propostas pedagógicas fundamentadas em processos investigativos sobre os territórios dos/as participantes, esses programas estão construindo geopedagogias, de forma transdisciplinar, com revitalização cultural e linguística, envolvimento comunitário, produção de materiais pedagógicos e construção de ações concretas para a resolução de demandas ambientais.
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