Análise crítica de documentos sobre Educação Ambiental do MEC e do MMA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11967Keywords:
Educação Ambiental Crítica. Políticas Públicas. Documentos oficiais sobre Educação Ambiental.Abstract
Resumo O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar, na ótica do ambientalismo crítico, documentos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que versam sobre Educação Ambiental (EA). Ainda que as normativas dos documentos oficiais apresentem dificuldades de execução pelo Estado brasileiro, a existência de uma rede de políticas em EA possibilita e estimula ao educador ambiental pensar na possibilidade de um processo social que conduza a uma sociedade mais justa na perspectiva ambiental, refletindo, na ampliação da visão de mundo desses mesmos atores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de maneira que os elementos da pesquisa fossem compreendidos em sua complexidade. O tratamento metodológico consistiu, portanto, nas seguintes etapas principais: 1) busca e organização do material oficial de acordo com os objetivos propostos; 2) leitura inicial e exploratória do material; 3) análise documental com elementos da perspectiva de análise de conteúdo, orientada pelos pressupostos da Educação Ambiental Crítica (EAC). Os dados coletados foram examinados em seu conteúdo, sendo que destes emergiram as seguintes categorias de análise: abordagem, conceitos, objetivos, princípios e procedimentos para a realização da EA. Conclui-se que se faz necessário um maior compartilhamento de ações entre o MEC e o MMA para estabelecer relações mais orgânicas e pedagógicas de mobilização de frentes de EA em âmbito federal, posto que as linhas de ação entre estes órgãos são parcialmente compatíveis. Palavras-Chave: Educação Ambiental Crítica. Políticas Públicas. Documentos oficiais sobre Educação Ambiental.Downloads
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