Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos semiquantitativos
Abstract
O presente artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido por professores e estudantes do Departamento de Física da FURG, com o objetivo de melhorar o padrão do ensino de Ciências nas escolas de 1º gradu através da utilização do microcomputador. O projeto produziu a ferramenta VISQ e diversos materiais instrucionais tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Este trabalho introduz a idéia do uso dos hexágonos para pensamento sistêmico e utiliza resultados já existentes na bibliografia sobre modelagem quantitativa como base para julgamento da validade dos modelos semiquantitativos trabalhados. A metodologia desenvolvida no projeto foi a escolha de uma situação relativamente complexa já modelada quantitativamente, com sua respectiva validade reconhecida, e desenvolver um modelo semiquantitativo em VISQ correspondente a essa situação. A comparação das saídas gráficas forneceu a base para a discussão sobre a validade.Downloads
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How to Cite
dos Santos, A. de C. K., Araújo, I. S., & Gonçalves, G. P. (2009). Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos semiquantitativos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 3(1), 65–76. Retrieved from https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1053
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Artigos