Olhares, pensares e fazeres sobre e na Educação Ambiental: Reflexões sobre/desde os Fundamentos ao campo atual brasileiro

Autores

  • Carlos RS Machado Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Humberto Calloni Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande
  • Gianpaolo Adomilli

Palavras-chave:

fundamentos, complexidade, antropologia, justiça ambiental.

Resumo

O trabalho faz uma apresentação do contexto da Universidade Federal do Rio Grande -FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, visando caracterizar de forma breve o pano de fundo da reflexão do dossiê de fundamentos da educação ambiental e indicar três olhares e utopias de três professores da linha do respectivo programa. Seu objetivo é iniciar uma discussão sobre a situação da educação ambiental no atual momento cambiante em que vivemos e sobre as possibilidades da unidade na diversidade, nas perspectivas e nas pesquisas no campo desde e no extremo sul do Brasil. Assim, desde as políticas e os conflitos ambientais; desde a complexidade, a filosofia e, a antropologia; ponderamos sobre as possibilidades de cada campo/área em sua relação com as demais e com os respectivos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos RS Machado, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Mestrado em Educação (1999) e Doutorado pela UFRGS. Professor titular de políticas públicas da educação na FURG e docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental em temas como políticas públicas em educação e ambientais, agricultura urbana, cidade e sustentabilidade e conflitos financiadas pelos CNPq.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Machado, C. R., Calloni, H., & Adomilli, G. (2016). Olhares, pensares e fazeres sobre e na Educação Ambiental: Reflexões sobre/desde os Fundamentos ao campo atual brasileiro. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 3–25. Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/6252

Edição

Seção

Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental