O (des)encobrimento do outro
o processo seletivo trans da FURG como uma experiência de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.17093Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Gênero, Trans, Educação Ambiental, FURGResumo
The (un)cover-up of the other: the trans selection process of FURG as an experience of Environmental Education
O presente estudo analisa o Processo Seletivo Trans da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, o qual, por meio de ação afirmativa, oferta vagas na graduação para candidatos transgêneros (transexuais e travestis) mediante habilitação em etapa de seleção específica. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa com análise documental e legislativa. Discutem-se as categorias gênero e sexualidades com ênfase nos estudos pós-estruturais e de base foucaultiana. (Des)encobrem-se elementos significativos que compõem as trajetórias de vidas marcadas pela abjeção destas pessoas trans, merecedoras de políticas públicas educacionais capazes de suplantar as microviolências e opressões ensejadoras de um processo perverso de exclusão social. Acredita-se que o campo da Educação Ambiental pode ser um espaço fértil para o aprimoramento do debate e das reflexões que à temática pertine. Neste sentido, o estudo explora um caminho afirmativo na luta por direitos e acesso à educação superior.
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