Educação Ambiental, Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos
percepções em Ponta Grossa, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16371Palavras-chave:
Educação Ambiental, Percepção ambiental, Coleta seletiva, Disposição de resíduos, Políticas públicasResumo
Environmental Education, Sustainability and Solid Waste Management: perceptions in Ponta Grossa, Paraná, Brazil
A relação entre consumo consciente, Educação Ambiental (EA) e a Gestão dos Resíduos Sólidos é crucial para enfrentar os desafios ambientais atuais. O rápido desenvolvimento tecnológico tem levado a um aumento significativo na produção de resíduos, causando danos ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos busca promover o gerenciamento sustentável, mas a mudança comportamental é um desafio. Em Ponta Grossa e em outras cidades, a falta de conscientização da população e a necessidade de uma coleta seletiva eficiente resultam em resíduos inadequadamente descartados. Esse trabalho teve como objetivo analisar a realidade de Ponta Grossa em relação a percepção ambiental, Educação Ambiental e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos, de forma que evidencie os problemas e suas raízes. Para isso, foram realizadas saídas na cidade em diferentes bairros para análise da situação. O estudo demonstra que a Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e estimular a adoção de práticas mais responsáveis. A implementação de políticas sustentáveis e o engajamento da comunidade são fundamentais para um futuro mais sustentável, integrando os humanos e a natureza. Além disso, a Educação Ambiental relaciona-se com a sustentabilidade e podem promover a percepção ambiental que é necessária para a redução de problemas voltados ao descarte e direcionamento dos resíduos sólidos.
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