Relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental durante a formação de enfermagem
representação docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16079Palavras-chave:
Educação ambiental, Meio ambiente, Saúde, Enfermagem, ProfessoresResumo
Health-environment relationship and the perspective of Environmental Education during nursing training: teaching representation
O estudo teve como objetivo compreender a relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental na formação de enfermagem para o trabalho a partir da representação docente. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, realizada com 13 docentes do curso de enfermagem de uma instituição de nível superior. Na coleta dos dados utilizou-se um questionário com 13 perguntas, elaborado através da ferramenta Google Forms. Para analisar os dados foi utilizada a análise textual discursiva e o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Obteve-se cinco classes, separadas em duas ramificações: Saúde e Ambiente e Ambiente e Enfermagem. Conclui-se que a relação saúde-ambiente é percebida como transversal no curso de enfermagem, pois possibilita aos estudantes identificarem as relações e influências exercidas entre ambiente e indivíduos
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