Potencialidades pedagógicas das áreas verdes urbanas
como integrar a conservação da biodiversidade à educação ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15952Palavras-chave:
Educação Ambiental, Corredores ecológicos, Espécies exóticas, Novos ecossistemas, Pertencimento ambientalResumo
Pedagogical potential of urban green areas: how to integrate biodiversity conservation and Environmental Education?
A partir de uma revisão teórica, objetivamos relatar possibilidades pedagógicas de áreas verdes urbanas e como elas podem estar inseridas em projetos de educação ambiental. Com este propósito, destacamos a relevância ambiental, histórica e social de parques urbanos na metrópole do Rio de Janeiro. Discutimos alguns conceitos ecológicos, como; corredores ecológicos, espécies exóticas, espécies ameaçadas de extinção e novos ecossistemas, que são importantes “temas geradores” para reflexões no processo de educação e estão inseridos em políticas públicas de meio ambiente em âmbito nacional e internacional. Tecemos também considerações sobre o desenvolvimento da relação de pertencimento ambiental, por meio da vivência em áreas verdes mais próximas e como isso pode estar relacionado à conscientização ambiental e à conservação da biodiversidade em escala local e de paisagem.
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Referências
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