Indústria da moda, educação ambiental e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15926Palavras-chave:
Educação ambiental, sustentabilidade, moda, Consumo consciente, Redução de resíduosResumo
Fashion Industry, Environmental Education and Sustainability
O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o consumo excessivo de artigos da moda, a geração de resíduos e o descarte de embalagens, como fatores que contribuem para a degradação dos recursos naturais e afetam a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Destaca-se a importância do comércio de roupas usadas, como os brechós, na promoção do consumo sustentável e na redução do desperdício. A hipótese é de que a Educação Ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar a redução do consumo e a reutilização de roupas e acessórios, alinhada com os princípios da Política dos 3Rs. A abordagem metodológica consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema, com análise de dados, como livros, artigos científicos e relatórios de organizações internacionais. São apresentados exemplos de práticas sustentáveis adotadas por empresas do setor, bem como políticas públicas que incentivam a reciclagem e a redução do descarte de resíduos têxteis. Espera-se que este artigo contribua para a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na indústria da moda e para a adoção de práticas mais responsáveis e sustentáveis por parte das empresas e dos consumidores.
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