A questão da sustentabilidade nos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
o que sinalizam os currículos?
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14948Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Currículo, Educação Profissional e TecnológicaResumo
The issue of sustainability in technical courses in administration integrated to High School at the Federal institute of Rio Grande do Sul: what do the curriculums signal?
Este estudo teve como objetivo analisar o currículo dos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio (CTAIEM) Instituto Federal do Rio Grande do Sul de maneira a identificar como são apresentados os princípios da educação para a sustentabilidade. Metodologicamente, apoiou-se em fontes documentais e caracteriza-se, assim, como uma pesquisa exploratória é eminentemente qualitativa. Utilizou-se da proposição de Raufflet (2006), que identifica três níveis de inserção da noção de sustentabilidade nas atividades curriculares dos cursos. Os resultados mostram que os currículos dos CTAIEM evidenciam a implementação parcial de ações e estratégias educacionais concretas que expressam um educar para a sustentabilidade.
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