Los fundamentos de la Educación Estético-Ambiental

Autores

  • Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodríguez Asociación de Pedagogos de Cuba

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14239

Palavras-chave:

Educação Estético-Ambiental, Fundamentos da Educação Estético-Ambiental, Sensibilização Estético-Ambiental, Agenda Medioambiental 2030.

Resumo

O trabalho se centra nos fundamentos da Educação Estético-Ambiental (EEA) como uma modalidade da educação de valores. Com base em um foco sócio-filosófico do deterioro dos valores estéticos e ambientais devido à atividade (ecocida e biocida) da espécie Homo sapiens sobre a natureza não humana e, em particular, o impacto anestésico e antiestético da crise socioambiental na condição humana. Se faz énfase na EEA como um imperativo da sociedade contemporânea, especialmente da educação, e se oferece uma análise crítica desde uma perspectiva estética dos Objetivos Ambientais da Agenda 2030. Por fim, são sugeridas ações docente-educativas orientadas à sensibilização estético-ambiental.

 

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Biografia do Autor

Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodríguez , Asociación de Pedagogos de Cuba

Doutor em Ciências Filosóficas pela Universidad Estatal “Tarás S. Chevchenko” de Kiev. Professor Titular e Pesquisador Auxiliar. Escritor (narrador, poeta e ensaista), membro da Uneac. Colaborador do Departamento de Educacao Artística do Ministério de Educacao e membro da Sub-Comissao de Educacao Artística da Comissao Nacional de Planos e Programas do Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (ICCP) de Cuba. Educador Destacado do Século XX em Cuba e Prêmio Nacional de Pedagogía.  

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Estévez Rodríguez, P. R. (2022). Los fundamentos de la Educación Estético-Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–28. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14239

Edição

Seção

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica