La Educación Estético-Ambiental
un testimonio etno-antropológico de saberes compartidos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14227Palavras-chave:
Educación Estético-Ambiental; Prácticas didáctico-pedagógicas transculturales; Sensibilización estético-ambiental; Testimonio etno-antropológico; Saberes compartidos.Resumo
O artigo se centra na projeção etno-antropológica da Educação Estético-Ambiental como modalidade da educação em valores orientada a uma formação mais integral do ser humano. Se referenciam as práticas didático-pedagógicas transculturais desenvolvidas em Brasil e Cuba, através do testemunho de saberes e vivências compartilhadas entre a professora e os discentes, como auxílio de técnicas e dinâmicas de sensibilização estético-ambiental, em função de uma maior interação ecológica e uma convivência mais harmoniosa entre o homem e seu ambiente. As práticas se sustentaram em critérios de teóricos da EEA e da Etnografia. Por fim, através da imagem fotográfica constatamos a transcendência da EEA para a vida quotidiana e para os processos educativos em diferentes espaços educacionais.
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