"Povos que têm sua vida organizada pela natureza e pelos seus ciclos vitais":
narrativas sobre povos tradicionais, relações com a natureza e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13463Palavras-chave:
transtorno do déficit de natureza, produção cultural dos sujeitos, produção cultural da natureza, relação homem e natureza, estudos culturais, Educação AmbientalResumo
A narrativa enquanto forma discursiva imbricada a relações de saber/poder integra a constituição das subjetividades. Entendo as histórias que contam sobre as relações dos povos tradicionais com a natureza como construções sócio-históricas. Analiso ditos acerca do modo de vida dos povos tradicionais com a natureza para os sujeitos do consumo, urbanos. Para tanto, utilizo ferramentas dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista. O material audiovisual “A natureza e as Culturas Tradicionais” aborda a visão de natureza em diferentes culturas, e foi escolhido por integrar a rede constitutiva do “Transtorno do Déficit de Natureza” (TDN). O vídeo ensina sobre a falta de contato com a natureza, o TDN e os povos tradicionais como grupos sociais em equilíbrio com a natureza, modelos de sustentabilidade.
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