Os rios e a vida: percepções para uma educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7009Palavras-chave:
rios, educação ambiental, meio ambienteResumo
o presente artigo busca demonstrar as diversas percepções construídas ao longo da história sobre esses elementos naturais tão fundamentais à vida: os rios. Dessa forma analisando perspectivas históricas e literárias que envolvem a existência dos rios para além de um olhar unicamente geográfico ou “natural”, estabelecendo assim possibilidades de entender os rios como sujeitos ativos no pensar humano. Almeja-se que tais percepções provoquem inquietações quando voltadas à educação, em especial as questões ambientais que, muitas vezes, tendem a uma visão puramente naturalista. This study presents the variety of perceptions built throughout the history of mankind about these natural elements so essential to life: rivers. It analyzes historical and literary perspectives that involve the existence of rivers beyond a singular geographical or "natural" view that establishes opportunities to understand rivers as active subjects in human thinking. It is hoped that such perceptions cause restlessness when it comes to education, in particular the environmental issues that often tend to a purely naturalistic view. El presente artículo busca demostrar las diversas percepciones construidas a lo largo de la historia sobre esos elementos naturales tan fundamentales a la vida: los ríos. De esta forma analizando perspectivas históricas y literarias que involucran la existencia de los ríos más allá de una mirada únicamente geográfica o "natural", estableciendo así posibilidades de entender los ríos como sujetos activos en el pensar humano. Se espera que tales percepciones provoquen inquietudes cuando se dirigen a la educación, en especial las cuestiones ambientales que a menudo tienden a una visión puramente naturalista.Downloads
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