“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6691Palavras-chave:
naturezas, infâncias, crianças indígenas Mbyá-GuaraniResumo
O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.Downloads
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Publicado
2017-05-04
Como Citar
Silva, L. S. da, & Garcia, N. M. (2017). “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 250–269. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6691
Edição
Seção
Artigos