“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental

Authors

  • Luana Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6691

Keywords:

naturezas, infâncias, crianças indígenas Mbyá-Guarani

Abstract

O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Mestranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação da Infância - NEPE.

Published

2017-05-04

How to Cite

Silva, L. S. da, & Garcia, N. M. (2017). “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 250–269. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6691

Issue

Section

Artigos