A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MS<br>Interculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5956Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação indígena, sujeito ecológico.Resumo
Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2006.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Parecer 14/99, aprovado em 14/09/1999.
BRASIL. Despacho FUNAI nº 77, de 12 de Agosto de 2004. Aprova o relatório circunstanciado de identificação e delimitação da Terra Indígena em que se refere. Coordenador, AZANHA, Gilberto. Diário Oficial da União, Brasília nº, p. 42, 13 de Agosto de 2004. Seção 1.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Território brasileiro e povoamento/história indígena. Mato Grosso do Sul: IBGE, 2010.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1967/ 24 ed. 2000.
______. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Extensão ou Comunicação? Trad. Rosisca D. de Oliveira. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, RJ:Paz e Terra, 1987.
______. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FUNASA, Fundação Nacional de Saúde. Relatório de gestão 2001. FUNASA, Brasília, 2001.
GRAY, Andrew. O impacto da conservação da biodiversidade sobre os povos indígenas. In: SILVA, Aracy Lopes; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 21° reimpressão. São Paulo: Cortez, 1994.
LUDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
NEVES, J. G. A Educação Ambiental e a questão Conceitual. Revista Eletrônica: Educação Ambiental em Ação Nº 15, 2005. Acessada em 21/01/2011. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=369&class=21
URQUIZA, Antônio H. A. & VARGAS, Vera Lúcia F. Territorialidade e Povos Indígenas: In: URQUIZA, Antônio H. A. (Org.) Cultura e História dos Povos Indígenas. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância. Módulo 2, Conhecendo os Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo. Campo Grande – MS, 2010.
NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. Autora.
ZANON, Angela Maria. Coautora