A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MS<br>Interculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5956Palabras clave:
Educação ambiental, Educação indígena, sujeito ecológico.Resumen
Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.Descargas
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