A sustentabilidade da educação socioambiental no assentamento do Anauerapucu, Amazônia Amapaense

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes Universidade do Estado do Amapá
  • Maria do Carmo Lobato da Silva Universidade do estado do Amapá
  • Mariana Martins Medeiros Universidade do estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5093

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a implementação de ações ambientais, através da reflexões sobre a crise ambiental e o papel da educação na formação de sujeitos ecológicos, considerando a diversidade sociocultural local. A metodologia fundamentou-se em entrevistas semi-estruturados, observação direta in locu e ações ambientais. Os resultados indicam que as ações ambientais são fundamentais para a implementação de políticas públicas e a diminuição da degradação ambiental em comunidades ribeirinhas Amazônicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população ali existente. Portanto, a educação socioambiental como educação política deve enfatizar o dialogo dos saberes, e na valorização da cultura e identidade local, focando em alternativas sustentáveis que considere as peculiaridades da vida do caboclo amazônida

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é Mestre em Biologia Ambiental, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos, pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança (2008), executando atividades de pesquisa junto ao Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Gestão escolar, educação do campo, zoneamento ecológico econômico e de Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarino, atuando na Zona Costeira Amazônica. Tem desenvolvido atividades de pesquisa no Instituto de Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado do Amapá. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia, e líder do grupo de pesquisa de integração socioambiental e educacional na Amazônia amapaense.

Maria do Carmo Lobato da Silva, Universidade do estado do Amapá

Professora assistente na Universidade do Estado do Amapá, Mestre em desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Coordena o grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) na UEAP e participante do grupo Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS) e coordenadora de área de pedagogia no programa de iniciação a docência (PIBID).

Mariana Martins Medeiros, Universidade do estado do Amapá

Engenheira Florestal pela Universidade de Brasília, especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e mestre em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília. Atualmente, cursando pós graduação em Gestão Florestal na Universidade Federal do Paraná. Com experiência na área de Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, geoprocessamento, amostragem, inventário e fitossociologia. Além disso, possui experiência na iniciativa privada, tendo realizado estudos ambientais voltados ao licenciamento, recuperação de áreas degradadas e caracterização florística-estrutural.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Silva Gomes, R. K., Lobato da Silva, M. do C., & Martins Medeiros, M. (2015). A sustentabilidade da educação socioambiental no assentamento do Anauerapucu, Amazônia Amapaense. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 329–343. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5093

Edição

Seção

Artigos