PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Dario Xavier Pires Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Angela Maria Zanon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4387

Palavras-chave:

educação ambiental, educação profissional, relação homem-ambiente, técnico agrícola.

Resumo

Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bióloga e mestranda em Ensino de Ciências/UFMS, Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, CEP 78700- 000, Rondonópolis, MT, Brasil,

Dario Xavier Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutor em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Química, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil,

Angela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado

2014-05-05

Como Citar

Barbosa, L. C. A., Pires, D. X., & Zanon, A. M. (2014). PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4387