PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4387Palabras clave:
educação ambiental, educação profissional, relação homem-ambiente, técnico agrícola.Resumen
Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BORDIN, R.A.; PEREIRA, C.A.D.;EBOLI, M.; ARTILHEIRO, R.; FREITAS, C. A
produção de dejetos e o impacto ambiental da suinocultura. Ensaios e Ciência, Anhanguera
Educacional, Valinhos (SP), v. 3, n. 3, p. 01-04, 2005. Disponível em:
<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rensc/article/view/333/334>. Acesso em: 09 fev.
Acesso em: 05 mar. 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível
em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso
em: 04 fev. 2010.
_____. Educação profissional: referenciais curriculares nacionais da educação profissional de
nível técnico. Brasília: Ministério da Educação, 2000a. (introdução)
_____. Educação profissional: referenciais curriculares nacionais da educação profissional de
nível técnico. Brasília: Ministério da Educação, 2000b. (área profissional: agropecuária)
_____. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a
da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.
_____. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 04 fev. 2010.
_____. Lei n.º 9.795 de 27 de abril 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a
política nacional da educação ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.
_____. Resolução da Câmara de Educação Básica (CEB) n° 16, de 25 de novembro de 1999.
Poder executivo. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de
Nível Técnico. Brasília, 1999.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito
ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8. Ed. São Paulo: Gaia,
EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2. Ed.
Guaíba: Agropecuária, 1999.
HIGUCHI, M.I.G.; AZEVEDO, G.C. de. Educação como processo na construção da
cidadania ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília: REBEA, p. 63-70,
JACOBI, Pedro. Educação e meio ambiente: transformando as práticas. Revista Brasileira de
Educação Ambiental, Brasília: REBEA, p. 28-35, 2004.
JUNTA, V.S.; SANTANA, L.C. Concepções de educação ambiental e suas abordagens
políticas: análise dos trabalhos dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (I, II, III
EPEAS). Anais do V EPEA: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, 30
out./02 nov. 2009.
LEITE, Marcelo. Brasil busca uma nova cara. Unesp Ciência, São Paulo, ano 1, nº 4, p. 16-
, dez. 2009. Disponível em: <http://www.unesp.br/aci/revista/ed04/pdf/UC_
_Aquecimento01.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU: São
Paulo, 1986.
PEREIRA, J.B.; CAMPOS, M.L.A.M.; NUNES, S.M.T.; ABREU, D.G.de. Um panorama
sobre a abordagem ambiental no currículo de cursos de formação inicial de professores de
química da região sudeste. Química nova, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 511-517, 2009. Disponível
em: < http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2009/vol32n2/39-ED07542.pdf>. Acesso em: 12
jan. 2010.
PIGNATI, W. A.; MACHADO, J. M. H.; CABRAL, J. F. Acidente rural ampliado: o caso das
"chuvas" de agrotóxicos sobre a cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Ciência e saúde
coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 105-114, mar. 2007. Disponível em:
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 24, janeiro a julho de 2010.
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000100014&lng=
en&nrm=iso>. Acesso em 06 fev. 2010.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007a.
_____. O estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil. Pesquisa em educação
ambiental. UFSCAR/São Carlos; USP/Ribeirão Preto; UNESP/Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 33-66,
b.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Artmed: Porto Alegre,
SANTOS, .R.S.; FERREIRA, A.C.; ROSSO, A.J. Investigação das referencias utilizadas nos
trabalhos sobre educação ambiental apresentados no I, II e III ANPEDSUL. Anais do V
EPEA: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, 30 out./02 nov. 2009.
SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RIMA, 2003.
TRISTÃO, Martha. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escolar. Revista
Brasileira de Educação Ambiental, Brasília: REBEA, p. 47-55, 2004.
ZAKRZEVSKI, S.B. Por uma educação ambiental crítica e emancipatória no meio rural.
Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília: REBEA, p. 79-86, 2004.