INTERPRETANDO A PAISAGEM DE MIGRANTES: UMA LEITURA DA RELAÇÃO COM O LUGAR DESDE UMA ABORDAGEM GERACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3875Palavras-chave:
Migração, Paisagem, Gerações, Educação Ambiental.Resumo
A migração enquanto deslocamento físico implica novas relações com os lugares para o migrante. Estas experiências formam a base constitutiva dos significados que as paisagens recebem. Este artigo procura interpretar os significados atribuídos à paisagem por sujeitos de três famílias migrantes, em três gerações, a fim de compreender as suas relações com o lugar de origem (Bioma Mata Atlântica) e de destino (Bioma Pampa) no sul do Brasil. As interpretações destes significados mostram que a paisagem é polissêmica, ou seja, ela é significada a partir do contexto ontogenético (fases da vida), ambiental e sociocultural em que determinada paisagem é rememorada. Estas leituras contribuem à compreensão em profundidade das relações dos sujeitos com os lugares, configurando-se como uma possibilidade ao desenvolvimento de uma Educação Ambiental compreensiva, com implicações diretas aos processos participativos de planejamento local das paisagens.Downloads
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