INTERPRETANDO A PAISAGEM DE MIGRANTES: UMA LEITURA DA RELAÇÃO COM O LUGAR DESDE UMA ABORDAGEM GERACIONAL

Autores/as

  • Marcelo Gules Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilia Andrade Torales Centro Universitário Feevale.
  • Teresinha Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3875

Palabras clave:

Migração, Paisagem, Gerações, Educação Ambiental.

Resumen

A migração enquanto deslocamento físico implica novas relações com os lugares para o migrante. Estas experiências formam a base constitutiva dos significados que as paisagens recebem. Este artigo procura interpretar os significados atribuídos à paisagem por sujeitos de três famílias migrantes, em três gerações, a fim de compreender as suas relações com o lugar de origem (Bioma Mata Atlântica) e de destino (Bioma Pampa) no sul do Brasil. As interpretações destes significados mostram que a paisagem é polissêmica, ou seja, ela é significada a partir do contexto ontogenético (fases da vida), ambiental e sociocultural em que determinada paisagem é rememorada. Estas leituras contribuem à compreensão em profundidade das relações dos sujeitos com os lugares, configurando-se como uma possibilidade ao desenvolvimento de uma Educação Ambiental compreensiva, com implicações diretas aos processos participativos de planejamento local das paisagens.

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Biografía del autor/a

Marcelo Gules Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biólogo, Mestre em Ecologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Marilia Andrade Torales, Centro Universitário Feevale.

Professora do Centro Universitário Feevale e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, Brasil.

Teresinha Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora do Departamento de Ecologia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS, Brasil.

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Publicado

2013-09-17

Cómo citar

Borges, M. G., Torales, M. A., & Guerra, T. (2013). INTERPRETANDO A PAISAGEM DE MIGRANTES: UMA LEITURA DA RELAÇÃO COM O LUGAR DESDE UMA ABORDAGEM GERACIONAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3875