RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Sandra Lilian Silveira Grohe FURG
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3167

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola, Pertencimento, Cidadania.

Resumo

A Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas e do Curso de Pós- Graduação – Especialização em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Silveira Grohe, S. L., & Corrêa, L. B. (2012). RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3167