RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Sandra Lilian Silveira Grohe FURG
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3167

Palabras clave:

Educação Ambiental, Escola, Pertencimento, Cidadania.

Resumen

A Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas e do Curso de Pós- Graduação – Especialização em Educação Ambiental.

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Silveira Grohe, S. L., & Corrêa, L. B. (2012). RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3167