O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135Palavras-chave:
educação ecológica, meio ambiente, vivências, narrativas audiovisuais, afetividade e criticidade.Resumo
Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-29
Como Citar
Carneiro, V. L. Q. (2012). O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135
Edição
Seção
Artigos