O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA

Autores/as

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, UNB, Brásilia, Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135

Palabras clave:

educação ecológica, meio ambiente, vivências, narrativas audiovisuais, afetividade e criticidade.

Resumen

Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, UNB, Brásilia, Distrito Federal.

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). Líder do grupo de pesquisa Educamídia (CNPq/UnB). Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB - Brasília - DF.

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Carneiro, V. L. Q. (2012). O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135