Índice de educação ambiental para avaliar as múltiplas dimensões socioambientais e de educação ambiental do Programa de Saneamento da Estrada Nova, Belém

Autores

  • Naiara de Almeida Rios Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA/ Universidade Federal do Pará
  • Antônio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Oriana Trindade de Almeida Núcleo de Altos Estudos Amazônico - NAEA/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12433

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Ambiental; índice de educação ambiental, percepção socioambiental

Resumo

O objetivo do artigo foi criar um índice para avaliar a influência da Educação Ambiental (EA), pelo Programa de Saneamento da Estrada Nova (PROMABEN), na vida dos moradores da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova, em Belém, de 2006 a 2018. Os resultados foram obtidos, a partir da percepção da população local, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Para o processamento das informações, a Análise Fatorial Exploratória foi utilizada, gerando cinco fatores socioambientais, que explicaram a realidade da bacia e os efeitos da EA. A discussão foi quali-quantitativa, considerando a educação no processo de gestão ambiental. O Índice de Educação Ambiental revelou que o nível de desempenho da EA, pelo programa, foi “baixo” ou “muito baixo”, totalizando 68,47% de baixa significância e de eficiência na vida da população residente.

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Biografia do Autor

Naiara de Almeida Rios, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA/ Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2015). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/ UFPA, 2018). Doutoranda em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA/UFPA.

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia

Agrónomo brasileiro, doutor em Economia Aplicada, pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Oriana Trindade de Almeida, Núcleo de Altos Estudos Amazônico - NAEA/UFPA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987), e doutora em Ciências Socioambientais - University of London (2004) . Atualmente é professora associada da UFPA no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. 

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Rios, N. de A., Cordeiro de Santana, A., & Trindade de Almeida, O. (2021). Índice de educação ambiental para avaliar as múltiplas dimensões socioambientais e de educação ambiental do Programa de Saneamento da Estrada Nova, Belém . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 288–308. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12433