Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11007

Palavras-chave:

modo de vida integrado na natureza, ecologia, epistemologias da floresta.

Resumo

Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, CAA, PPGEduC) e doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Na área social, sou presidente e educador da Associação Cultural Educação pela Arte de Servir o Agreste Pernambucano: Associação que atua na zona rural de Caruaru - PE em parceria com a UFPE e oferece cursos e vivências - fundamentados na ecologia e na cultura de paz - para diversas pessoas que moram no campo. Assim, tenho experiência na área de Pesquisa e Educação, com trabalhos sociais realizados em comunidades de risco há quinze anos pelo Brasil.

Allene Carvalho Lage

Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestra em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, desde março de 2006, lotada no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru). Professora do Curso de Pedagogia, e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Professora Visitante da Universidade de Salamanca, na Espanha em 2010, selecionada pelo CNPq. Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da UFPE/CAA. Exerce suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais populares, com ênfase nas lutas relativas à diversidade, tais como gênero, sexualidades, feminismo e epistemologias no âmbito da América Latina. Tem artigos publicados no Brasil, Argentina, Cuba, Portugal e Espanha. Autora do livro Educação e Movimentos Sociais: caminhos para uma pedagogia de luta. Editora Universitária UFPE, 2013. E Editora da Revista Debates Insubmissos, juntamente com Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Rubino dos Santos, O. A. C., & Lage, A. C. (2020). Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 328–348. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11007