Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.9798

Palabras clave:

Educação Superior, UFCA, Sustentabilidade

Resumen

No contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões.

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Biografía del autor/a

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Educação Brasileira FACED/UFC, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável PRODER/UFCA, Licenciatura Plena em História URCA.

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutora no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA).

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Publicado

2020-08-21

Cómo citar

Antunes, J., do Nascimento, V. S., & de Queiroz, Z. F. (2020). Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 138–161. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.9798