Paulo Freire e Florestan Fernandes: diálogos necessários sobre a democracia e a escola cidadã
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6892Palabras clave:
Paulo Freire, Florestan Fernandes, Democracia, Educação pública brasileiraResumen
Com a afirmação “Educação é política”, pautamos a discussão desse ensaio na temática da democracia dentro da perspectiva dos trabalhos de Paulo Freire em diálogo com os de Florestan Fernandes. Ao observar as práticas educacionais no cenário brasileiro, notamos que as mesmas congregam uma história de fracasso da escola pública em seu papel de educar os sujeitos sociais valorizando saberes como “liberdade” e “autonomia”. Dentro dessa perspectiva, destacamos o caráter político edificante da educação pública brasileira para a construção das mudanças sociais que se pretendem através de uma prática educativa distanciada de uma concepção bancária. Em linhas gerais, buscamos reafirmar a democracia pautada na ideia de um governo e um Estado do/com o povo e para o povo. Significa dizer que todo governo é também um autogoverno, uma prática de sujeitos autônomos, livres, com igualdade de direitos e deveres.Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BARTRA, Eli. Reflexiones metodológica. IN: BARTRA, Eli (org) Debates em torno a una metodologia feminista. Universidade Autônoma Metropolitana. Xochimilco, 2002.
BRASIL. Depoimento de Florestan Fernandes. IN: Memória Viva da Educação Brasileira. Vol. 1. Brasília: INEP/MEC, 1991.
CARDOSO, M. L. Sobre a teorização do capitalismo dependente em Florestan Fernandes. In FAVERO, O. Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas, SP: Autores associados; Niterói, RJ: EdUFF, 2005.
CERQUEIRA, Laurez. Florestan Fernandes: vida e obra, 1o edição, São Paulo, expressão popular, 2004.
Depoimento de Maria Rosa de Abreu. IN. Memória Viva da Educação Brasileira. Vol. 1. Brasília: INEP/MEC, 1991
DI GIORGI, Cristiano. Uma outra escola é possível: uma análise radical da inserção social e da democracia na escola do mundo globalizado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo, Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática para a liberdade. 14a Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Garcia, Regina Leite. Movimentos Sociais: escola – valores. In: Aprendendo com os Movimentos Sociais. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
GEBARA, Ivone. Teologia ecofeminista. São Paulo. Olho dágua , 1997.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. (Trad.) Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1991.
NEUENFELDT, Eliane; BERGSCH, Karen; PARLOW, Mara (Org.). Epistemologia, violência, sexualidade: olhares do II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. As massas trabalhadoras começam a participar do banquete, mas o cardápio é escolhido à sua revelia, ou democracia e educação escolar nos anos iniciais do século XXI. In: FÁVERO, Osmar; SEMERARO, Giovanni (Org.). Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
PALUTO, Conceição. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio-ago., 2015.
RUIZ, Maria José Ferreira. O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor. acessado em: 16 de maio de 2017.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, M. L. O. (1998) Trabalho de Pesquisa do Historiador. Disponível em: http://www.florestaneducador.hpg.ig.com.br/sumario.htm. Acesso em: 14 de maio de 2017.
WEFFORD, F. Prefácio. In. FREIRE, Paulo. Educação como prática para a liberdade. 14a Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.