Educação física escolar e meio ambiente: um estudo em escolas do campo da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.6797

Palabras clave:

Meio Ambiente, Educação Física, Escola

Resumen

Este estudo analisou como professores de Educação Física de escolas do campo de um município do Vale do Taquari/RS/BRA estão tratando o tema meio ambiente em suas aulas. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa. Para a coleta de dados foram entrevistados três professores que atuam em oito escolas do campo. Constatou-se que os professores tratam o local onde a prática é feita como abordagem do tema meio ambiente pois não tiveram formação apropriada em suas graduações. Porém, também, pode-se notar que, devido à proximidade destas escolas com a natureza, todos os professores trabalham o tema meio ambiente nas aulas de Educação Física, mesmo que de forma indireta e não sistematizada. Dessa forma, eles demonstram sensibilidade para aproveitar oportunidades do cotidiano destes alunos para disseminar ações de Educação Ambiental. This study analyzed how physical education teachers from schools field in a municipality of Vale do Taquari/RS/BRA are addressing the environmental theme in their classes. This research is characterized as qualitative. For the data collection, three teachers were interviewed who work in eight schools in the field. It was found that the teachers treat the place where the practice is done as an approach to the environment theme and they not having an appropriate graduation training to work the environment. However, it can also be noted that, due to the proximity of these schools to nature, all teachers work on the environmental theme in Physical Education classes, even though in an indirect and non-systematized way. In this way, they demonstrate sensitivity to take advantage of the daily opportunities of these students to disseminate Environmental Education actions.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Istefan Diehl, Centro Universitário Univates

Graduação em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Univates.

Derli Juliano Neuenfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (Univates). Prof. e Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura, vinculado ao Centro de Ciência Humanas e Sociais.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/9394 de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 02/04/2017.

______ (a). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______ (b). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei n.º 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 14/03/2014.

______. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/cad%209.pdf>. Acesso em 13 de outubro de 2016.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 10 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CORNELL, Joseph. Vivências com a natureza 1: guia de atividades para pais e educadores. 3 ed. São Paulo: Aquariana, 2008.

DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor; ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves de. Educação Ambiental e Educação Física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 559-571, jul./set., 2011.

LEITE, Disalda Mara Teixeira; CAETANO, Carlos Alberto. Educação Física, esporte e lazer na natureza: preservação, modismo, apologia. Será tudo isso? Motrivivência. Florianópolis. Ano XVI, nº 22, p. 137-143, jun., 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1190>. Acesso em: 20/11/2016.

MATAREZI, José. Despertando os sentidos da Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 181-199, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf>. Acesso em: 25/07/2014.

MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente. Metodologias emergentes de pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 85-114.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, vol.1, nº 3, p. 01-05, 2.º sem.,1996. Disponível em: <http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/15482/2195/artigo_sobre_pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 02/04/2017.

OLIVEIRA, Teresa Vieira dos Santos de. A educação ambiental e cidadania: a transversalidade da questão. Revista Iberoamericana de Educación. nº 42/4, abr., 2007. Disponível em: <http://rieoei.org/1633.htm>. Acesso em: 20/10/2016.

ROSA, Maria Virgínea de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzales Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação de resultados. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. RJ: DIFEL, 1980.

______ Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, Niterói, v. 01, n. 1, Inverno, p. 04-15, 2011. Disponível em: <http://www.uff.br/posarq/geograficidade/revista/index.php/geograficidade/article/view/1>

Acesso em: 17/08/2014.

Publicado

2017-09-02

Cómo citar

Diehl, I., & Neuenfeldt, D. J. (2017). Educação física escolar e meio ambiente: um estudo em escolas do campo da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(2), 22–41. https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.6797

Número

Sección

Artigos