O sentido da educação ambiental formal no discurso dos educadores

Autores/as

  • Mateus Marchesan Pires UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.
  • Mafalda Nesi Francischett UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4431

Palabras clave:

Educação Ambiental Formal, Discursos, Professores.

Resumen

As questões que permeiam a Educação Ambiental na escola são complexas, assim como os sentidos a ela atribuídos. Na busca desta compreensão e de respostas apresentamos, neste artigo, o sentido atribuído, construído pelos professores que atuam no Ensino Fundamental em relação a este processo educativo. Pautando-nos na teoria de Bakhtin e nas contribuições de Vygotsky para significar e considerar os seres históricos e sociais, que se constituem no diálogo. Cada enunciado da pesquisa possui uma característica, uma apreciação uma entonação, eles foram produzidos dentro das relações dialógicas, a partir do que perguntamos aos sujeitos. O sentido dos enunciados da Educação Ambiental está diretamente ligado ao efeito que ela tem e terá, no processo de interação entre os sujeitos professor, coordenador, aluno nas práticas que se efetivam na escola.

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Biografía del autor/a

Mateus Marchesan Pires, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Profº. Mestre, pesquisador do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, do LEG – Laboratório de Ensino de Geografia e dos grupos de Pesquisa RETLEE e Engeo – Marechal Cândido Rondon – PR

Mafalda Nesi Francischett, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

Profª. Pós-Doutora, pesquisadora do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, do programa de Mestrado em Geografia e em Educação. Líder do grupo de pesquisa RETLEE – Francisco Beltrão-PR.

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Publicado

2014-05-23

Cómo citar

Pires, M. M., & Francischett, M. N. (2014). O sentido da educação ambiental formal no discurso dos educadores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 64–85. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4431

Número

Sección

Artigos