O sentido da educação ambiental formal no discurso dos educadores

Authors

  • Mateus Marchesan Pires UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.
  • Mafalda Nesi Francischett UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4431

Keywords:

Educação Ambiental Formal, Discursos, Professores.

Abstract

As questões que permeiam a Educação Ambiental na escola são complexas, assim como os sentidos a ela atribuídos. Na busca desta compreensão e de respostas apresentamos, neste artigo, o sentido atribuído, construído pelos professores que atuam no Ensino Fundamental em relação a este processo educativo. Pautando-nos na teoria de Bakhtin e nas contribuições de Vygotsky para significar e considerar os seres históricos e sociais, que se constituem no diálogo. Cada enunciado da pesquisa possui uma característica, uma apreciação uma entonação, eles foram produzidos dentro das relações dialógicas, a partir do que perguntamos aos sujeitos. O sentido dos enunciados da Educação Ambiental está diretamente ligado ao efeito que ela tem e terá, no processo de interação entre os sujeitos professor, coordenador, aluno nas práticas que se efetivam na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus Marchesan Pires, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Profº. Mestre, pesquisador do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, do LEG – Laboratório de Ensino de Geografia e dos grupos de Pesquisa RETLEE e Engeo – Marechal Cândido Rondon – PR

Mafalda Nesi Francischett, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

Profª. Pós-Doutora, pesquisadora do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, do programa de Mestrado em Geografia e em Educação. Líder do grupo de pesquisa RETLEE – Francisco Beltrão-PR.

References

BAKHTIN, Mikhail (V.N. Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10 ed. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, meio ambiente. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chaves. São Paulo: Contexto, 2006.

CALLAI, Helena Copetti. O meio ambiente no ensino fundamental. Terra Livre, nº13, 1997.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da Geografia: abordagens metodológicas para o entendimento da representação e da imagem. Campinas-SP, 2009. 187f. Tese (Pós-Doutorado) Programa de Pós-Doutoramento do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. Juiz de Fora: UFJF, 1995.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 6 ed. 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartet, 2 ed. 2006.

______. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

OLIVEIRA, Haydée Torres de Oliveira. Educação Ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?!. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber. – Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky, Aprendizado e Desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

2014-05-23

How to Cite

Pires, M. M., & Francischett, M. N. (2014). O sentido da educação ambiental formal no discurso dos educadores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 64–85. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4431

Issue

Section

Artigos