EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Autores/as

  • Kátia Janaína Zanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Beatriz Osório Stumpf Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Janete Rotta Antunes SENAC, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
  • Clorildes Lessa da Silva Instituto Santa Luzia, Porto Alegre, RS.
  • Daniel Araújo SENAC-EAD, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3904

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação a distância, Formação docente, Projetos.

Resumen

Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.

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Biografía del autor/a

Kátia Janaína Zanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Docente do Curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente.

Beatriz Osório Stumpf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Bióloga. Mestranda em Ecologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal e Quantitativa, UFRGS, CEP 91540-000, Porto Alegre, RS, Brasil

Janete Rotta Antunes, SENAC, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Geóloga. Mestre em Turismo. Especialista em Educação a Distância. Docente do Curso Técnico em Guia de Turismo, SENAC, CEP 95700-000, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Clorildes Lessa da Silva, Instituto Santa Luzia, Porto Alegre, RS.

Bióloga. Mestre em Educação Ciências e Matemática. Especialista em Educação a Distância. Docente do Instituto Santa Luzia, CEP 91740-001, Porto Alegre, RS, Brasil

Daniel Araújo, SENAC-EAD, Porto Alegre, RS.

Biólogo. Mestre em educação para o desenvolvimento sustentável. Docente do SENAC-EAD, CEP 90030- 142, Porto Alegre, RS.

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Publicado

2013-09-24

Cómo citar

Zanini, K. J., Stumpf, B. O., Antunes, J. R., Silva, C. L. da, & Araújo, D. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3904