EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3904Keywords:
Educação Ambiental, Educação a distância, Formação docente, Projetos.Abstract
Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.Downloads
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