EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Authors

  • Kátia Janaína Zanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Beatriz Osório Stumpf Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Janete Rotta Antunes SENAC, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
  • Clorildes Lessa da Silva Instituto Santa Luzia, Porto Alegre, RS.
  • Daniel Araújo SENAC-EAD, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3904

Keywords:

Educação Ambiental, Educação a distância, Formação docente, Projetos.

Abstract

Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kátia Janaína Zanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Docente do Curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente.

Beatriz Osório Stumpf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Bióloga. Mestranda em Ecologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal e Quantitativa, UFRGS, CEP 91540-000, Porto Alegre, RS, Brasil

Janete Rotta Antunes, SENAC, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Geóloga. Mestre em Turismo. Especialista em Educação a Distância. Docente do Curso Técnico em Guia de Turismo, SENAC, CEP 95700-000, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Clorildes Lessa da Silva, Instituto Santa Luzia, Porto Alegre, RS.

Bióloga. Mestre em Educação Ciências e Matemática. Especialista em Educação a Distância. Docente do Instituto Santa Luzia, CEP 91740-001, Porto Alegre, RS, Brasil

Daniel Araújo, SENAC-EAD, Porto Alegre, RS.

Biólogo. Mestre em educação para o desenvolvimento sustentável. Docente do SENAC-EAD, CEP 90030- 142, Porto Alegre, RS.

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4ª Ed. São Paulo: Cortez,

, p. 15.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da

Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.

CAMPOS, S.S.P.; CAVASSAN, O. Oficina de materiais recicláveis: uma atividade

alternativa em programas de educação ambiental. In: TALAMONI, J.L.B.; SAMPAIO, A.C.

(Orgs). Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras

Editora, 2003. p. 85-97.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo:

Cortez, 2004.

CARVALHO, I.C.M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na

formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. (Orgs.). Educação

ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 51-63.

CHAPANI, D.T.; DAIBEM, A.M.L. Educação ambiental ação-reflexão-ação no cotidiano de

uma escola pública. . In: TALAMONI, J.L.B.; SAMPAIO, A.C. (Orgs.). Educação ambiental

da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora, 2003. p. 21-39.

ESQUEDA, M.D.; LEÃO, A.L.; REIS, TOZONI, M.F.C.T. A problemática dos resíduos

sólidos urbanos e a educação ambiental. In: TALAMONI, J.L.B.; SAMPAIO, A.C. (Orgs.)

Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora,

p. 73-84.

FONTES, P.J. Educação pela e para a Ação ambiental. In: SANTOS, J.E.dos.; SATO, M.

(Orgs.). A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: RiMa,

p. 355-365.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14,

n.2, 2000.

GAYFORD, C. Algumas novas direções à educação ambiental. In: SANTOS, J.E.dos; SATO,

M. (Orgs.). A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos:

RiMa, 2006. p. 13-30.

GUERRA, A.F.S. Diário de bordo: navegando em um ambiente de aprendizagem cooperativa

para educação ambiental. 412 f. 2001. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

Disponível em: <http://www.reasul.org.br/mambo/files/tese_guerra.pdf>

GUERRA, A.F.S. Navegando na web em busca de intervenções em educação ambiental: a

interdisciplinaridade e a transversalidade em ação. In: SANTOS, J.E.dos; SATO, M. (Orgs.).

A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: RiMa, 2006. p.

-325.

JACOBI, P. Meio ambiente e educação para a cidadania: o que está em jogo nas grandes

cidades? In: SANTOS, J.E.dos; SATO, M. (Orgs.). A contribuição da educação ambiental à

esperança de Pandora. São Carlos: RiMa, 2006. p. 423-437.

LAYRARGUES, P.P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da

lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B.;

LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R.S.. Educação Ambiental: repensando o espaço da

cidadania. São Paulo: Cortez. 2002. p. 179-220.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, complexidade, poder. México: Siglo Veintiuno:

UNAM: PNUMA, 1988.

LEGENDRE, P. & LEGENDRE, L. Numerical Ecology. 2a. ed. Amsterdan: Elsevier Science

B. V. 1998.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, M.T.S. A questão ambiental e a escolha de temas em projetos de Educação

ambiental: o caso SENAC-DF. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio

Grande, v.23, p. 44-53, 2009.

MINAYO, M.C.de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes,

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria do Ensino Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC, vol. 9, 1996.

MORAN, J. M. Informática na Educação: Teoria & Prática. v. 3, n. 1. PGIE-UFRGS: Porto

Alegre, 2000.

MOODLE. A Free, Open Source Course Management Systema for Online Learning.

Disponível em: <http://moodle.org/ >. Acessado em: 02 nov. 2008.

MUNHOZ, R.H.; CARVALHO, L.M.O.de. Educação matemática e a educação ambiental

atividades interdisciplinares e a transversalidade do tema “meio ambiente”. In: TALAMONI,

J.L.B.; SAMPAIO, A.C. Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo:

Escrituras Editora, 2003. p. 99-110.

NITZKE, J.A.; CARNEIRO, M.L.F.; FRANCO, S.R.K. Ambientes de aprendizagem

cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia. Informática na Educação: Teoria

& Prática. v. 5 n 1, PGIE-UFRGS: Porto Alegre, 2002.

NOAL, F.O. Ciência e interdisciplinaridade: interface com a educação ambiental. In:

SANTOS, J.E.dos; SATO, M. (Orgs.). A contribuição da educação ambiental à esperança de

Pandora. São Carlos: RiMa, 2006. p. 369-387.

PILLAR, V.D. 2006. MULTIV. Multivariate Exploratory Analysis, Randomization testing

and Bootstrap Resampling. User's Guide v. 2.4. Departamento de Ecologia, UFRGS, Porto

Alegre. Disponível em http://ecoqua.ecologia.ufrgs.br/ecoqua/software.html

PODANI, J. Introduction to the Exploration of Multivariate Biological Data. Leiden:

Backhuys Publishers. 2000.

RUIZ, J.; SCHWARTZ, G.M. O jogo e a arte como estratégias para a educação ambiental no

contexto escolar. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v.13, n. 2. 2002.

RUSCHEINSKY, A. A pesquisa em história oral e a produção de conhecimento em educação

ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental Pesquisa e Desafios.

Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 135-148.

SANTOS, E.P.dos. Educação ambiental: uma visão ideológica e pedagógica. In: NOAL, F.O.;

BARCELOS, V.H.L.B. Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do

sul: EDUNISC, 2003. p. 285-306.

SATO, M. Educação ambiental a distância: o projeto EDAMAZ. In: PRETI, O. Educação a

distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD, IE, UFMT; Brasília: Plano, 2000.

SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. Introdução. Itinerários da Educação Ambiental: um convite

a percorrê-los. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental Pesquisa e

Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 11-15.

SATO, M.; SANTOS, J.E.dos. Um breve itinerário pela educação ambiental. In: SANTOS,

J.E.dos; SATO, M. (Orgs.). A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora.

São Carlos: RiMa, 2006. p. 1-10.

SHIMIZU, R.de C.G. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto

“Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio

ambiente”. São Carlos: UFSCar, 2006. 184 p.

TRAJBER, R.;MENDONÇA, P.R. (Org.) Educação na diversidade: o que fazem as escolas

que dizem que fazem educação ambiental. Coleção Educação para Todos, Série Avaliação; n.

, v. 23. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

ZAKRZEVSK, S.B.; SATO, M. Refletindo sobre a formação de professores em educação

ambiental. In: SANTOS, J.E.dos; SATO, M. (Orgs.). A contribuição da educação ambiental à

esperança de Pandora. São Carlos: RiMa, 2006. p. 63-84.

Published

2013-09-24

How to Cite

Zanini, K. J., Stumpf, B. O., Antunes, J. R., Silva, C. L. da, & Araújo, D. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3904