AVALIAÇÃO DO SUPORTE BIBLIOGRÁFICO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL (1998 – 2006)

Autores/as

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Edvanderson Ramalho dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3901

Palabras clave:

ANPEDSUL. Campo científico. Educação Ambiental. Suportes bibliográficos.

Resumen

artigo apresenta pesquisa documental sobre os suportes bibliográficos presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 1998 a 2006. Foram analisados 89 trabalhos completos, com 1062 referências. As referências foram classificadas em livros, capítulos de livros, artigos científicos, trabalhos de eventos científicos, monografias, dissertações, teses, documentos oficiais, documentos diversos e arquivos da internet. As Ciências Humanas e Sociais constituem as áreas de conhecimento mais contempladas, seguida da EA e, por último, das Ciências Naturais. A análise revelou que do total das referências, 74 % são livros e capítulos de livros e que apenas 16% representam a literatura acadêmica. A baixa frequência da literatura acadêmica indica que pesquisas anteriores são pouco consideradas. Essa é uma tendência a ser debatida pela EA, pois as políticas dos órgãos de fomento da pesquisa e pós-graduação têm priorizado os artigos científicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciando em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Edvanderson Ramalho dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciando em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela UFSC. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Citas

ANPED. Sobre a ANPED. Disponível em: <http://www.anped.org.br/t_sobreanped.htm>.

Acesso em: 09 abr. 2009.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 Informação e

documentação – Referências: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT: 2002.

BARCELOS, Valdo. Formação de professores para educação de jovens e adultos.

Petrópolis-RJ, Vozes, 2006.

BOHN, Maria del Carmen Rivera. Autores e autoria em periódicos brasileiros de ciência da

informação. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis,

SC, v. 1, p. 1-19, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro, Marco Zero, 1983.

________________. Meditações pascalinas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.

________________. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo

científico. São Paulo: UNESP, 2004.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo:

Cultrix, 1996.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da

educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; SCHIMIDT, Letícia. A pesquisa em educação

ambiental: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPED, ANPPAS e EPEA de 2001 a

Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 3, p. 147-174, 2008.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo:

Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp,

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas, São Paulo:

Papirus, 1996.

GUERRA, Antônio Fernando Silveira. Um panorama da inserção da Educação Ambiental na

região Sul. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - VII

ANPED SUL. 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul -

ANPEDSUL. Itajaí – Santa Catarina : Univali, 2008. v. 1. p. 1-18.

GAUDIANO, Edgar González; KATRASET, Lyle Figueroa de. Valores e Educação

Ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção. Educação &

Realidade, Vol. 34, No 3, dez 2009 , 34(3): 41-65

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas-SP:

Papirus, 2000.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento

crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.233-250,

maio/ago.2005.

LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação

dos objetivos de pesquisa na pós-graduação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de

Pós-Graduação - Capes, Brasília, v. 1, n. 1, p. 118-133, 2005.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 2.ed.

Petrópolis: Vozes,2002.

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação &

Realidade, Vol. 34, No 3 (2009), set/dez 2009, p. 17-24

LÜDKE, Hermengarda Alves Ludke Menga ; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação:

abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 110 p.

LUIZ, Alfredo José Barreto. Meta-análise: definição, aplicações e sinergia com dados

espaciais. Cadernos de Ciências e Tecnologia, Brasília, v. 19, n. 3, p. 407-428, 2002.

MORIN, Edgar. O Problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-

América, 1996.

MUSTAFA, Solange Puntel; MAXIMO, Luis Fernando. A produção científica da Anped e da

Intercom no GT da educação e comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p.

-90, 2003.

NORONHA, Dayse Pires. Análise das citações das dissertações de mestrado e teses de

doutorado em saúde pública (1990-1994): estudo exploratório. Ciência da Informação.

Brasília, v.28, n.1, p. 66-75, 1998.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão; DE-PAULA, Joel Campos. Educação ambiental: críticas e

propostas. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental: reflexões e

práticas contemporâneas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, v. 1, p. 90-146.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

_______________. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1997.

_______________. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil.

Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.

REIS, Pedro Rocha dos. Os Temas Controversos na Educação Ambiental. Pesquisa em

Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 125-140, 2007.

RODRIGUES, Maria da Paz Lins. Citações nas dissertações de mestrado em ciência da

informação. Ciência da Informação, v.11, n.1, p. 35-59, 1982.

ROMANCINI, RICHARD. O campo científico da comunicação no Brasil:

institucionalização e capital científico. 2006. 505 f. Tese (Doutorado em ciência da

comunicação) – Escola de comunicações e artes da Universidade de São Paulo, São Paulo.

ROSSO, Ademir José; FERREIRA, Adriana Ribeiro; SILVA, Franciely Ribeiro da; SERPE,

Bernadete Machado; VIEIRA, Fernando Zan. A pesquisa de Educação Ambiental em

encontros regionais. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 1, p. 137-158, 2009.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Atores sociais e meio ambiente: a mediação da ecopedagogia. In:

Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004,

p. 51- 64.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico

internacional. São Paulo : Hucitec, 1994.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.;

CARVALHO, I. C. M. (Orgs). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre:

Artmed, 2005.

SATO, Michèle. Biorregionalismo. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental

do Ministério do Meio Ambiente, 5, 2005, Brasília. Encontros e Caminhos: Formação de

Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, 2005. p. 37-46.

SATO, Michéle; SANTOS, José Eduardo dos. Tendências nas pesquisas em educação

ambiental. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. (Org.).

Educação ambiental e cidadania: Cenários Brasileiros. 1. ed. Santa Cruz do Sul/RS:

EDUNISC, 2003, p. 253-283.

SILBERGER, Kathryn Kemp; BOHN, Maria del Carmen Rivera.; BRIGHENTI, Neide

Caciatori; SOUZA, C. G. Obras de referência: subsídios para uma avaliação criteriosa.

Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 1991. 249 p.

TEIXEIRA, Lucas André; NEVES, Juliana Pereira; SILVA, Fabiane de Paula; TOZONIREIS,

Marília Freitas de Campos; NARDI, Roberto. Referenciais teóricos da pesquisa em

educação ambiental em trabalhos acadêmicos. In: VI ENPEC-ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, Florianópolis, VI ENPEC-Encontro

Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis, v. 6.

Publicado

2013-09-24

Cómo citar

Ferreira, A. C., Santos, E. R. dos, & Rosso, A. J. (2013). AVALIAÇÃO DO SUPORTE BIBLIOGRÁFICO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL (1998 – 2006). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3901