AVALIAÇÃO DO SUPORTE BIBLIOGRÁFICO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL (1998 – 2006)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3901Keywords:
ANPEDSUL. Campo científico. Educação Ambiental. Suportes bibliográficos.Abstract
artigo apresenta pesquisa documental sobre os suportes bibliográficos presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 1998 a 2006. Foram analisados 89 trabalhos completos, com 1062 referências. As referências foram classificadas em livros, capítulos de livros, artigos científicos, trabalhos de eventos científicos, monografias, dissertações, teses, documentos oficiais, documentos diversos e arquivos da internet. As Ciências Humanas e Sociais constituem as áreas de conhecimento mais contempladas, seguida da EA e, por último, das Ciências Naturais. A análise revelou que do total das referências, 74 % são livros e capítulos de livros e que apenas 16% representam a literatura acadêmica. A baixa frequência da literatura acadêmica indica que pesquisas anteriores são pouco consideradas. Essa é uma tendência a ser debatida pela EA, pois as políticas dos órgãos de fomento da pesquisa e pós-graduação têm priorizado os artigos científicos.Downloads
References
ANPED. Sobre a ANPED. Disponível em: <http://www.anped.org.br/t_sobreanped.htm>.
Acesso em: 09 abr. 2009.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 Informação e
documentação – Referências: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT: 2002.
BARCELOS, Valdo. Formação de professores para educação de jovens e adultos.
Petrópolis-RJ, Vozes, 2006.
BOHN, Maria del Carmen Rivera. Autores e autoria em periódicos brasileiros de ciência da
informação. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis,
SC, v. 1, p. 1-19, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro, Marco Zero, 1983.
________________. Meditações pascalinas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.
________________. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo
científico. São Paulo: UNESP, 2004.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo:
Cultrix, 1996.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da
educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; SCHIMIDT, Letícia. A pesquisa em educação
ambiental: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPED, ANPPAS e EPEA de 2001 a
Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 3, p. 147-174, 2008.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo:
Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp,
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas, São Paulo:
Papirus, 1996.
GUERRA, Antônio Fernando Silveira. Um panorama da inserção da Educação Ambiental na
região Sul. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - VII
ANPED SUL. 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul -
ANPEDSUL. Itajaí – Santa Catarina : Univali, 2008. v. 1. p. 1-18.
GAUDIANO, Edgar González; KATRASET, Lyle Figueroa de. Valores e Educação
Ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção. Educação &
Realidade, Vol. 34, No 3, dez 2009 , 34(3): 41-65
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas-SP:
Papirus, 2000.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento
crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.233-250,
maio/ago.2005.
LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação
dos objetivos de pesquisa na pós-graduação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de
Pós-Graduação - Capes, Brasília, v. 1, n. 1, p. 118-133, 2005.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 2.ed.
Petrópolis: Vozes,2002.
LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação &
Realidade, Vol. 34, No 3 (2009), set/dez 2009, p. 17-24
LÜDKE, Hermengarda Alves Ludke Menga ; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação:
abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 110 p.
LUIZ, Alfredo José Barreto. Meta-análise: definição, aplicações e sinergia com dados
espaciais. Cadernos de Ciências e Tecnologia, Brasília, v. 19, n. 3, p. 407-428, 2002.
MORIN, Edgar. O Problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-
América, 1996.
MUSTAFA, Solange Puntel; MAXIMO, Luis Fernando. A produção científica da Anped e da
Intercom no GT da educação e comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p.
-90, 2003.
NORONHA, Dayse Pires. Análise das citações das dissertações de mestrado e teses de
doutorado em saúde pública (1990-1994): estudo exploratório. Ciência da Informação.
Brasília, v.28, n.1, p. 66-75, 1998.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão; DE-PAULA, Joel Campos. Educação ambiental: críticas e
propostas. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental: reflexões e
práticas contemporâneas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, v. 1, p. 90-146.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_______________. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1997.
_______________. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil.
Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.
REIS, Pedro Rocha dos. Os Temas Controversos na Educação Ambiental. Pesquisa em
Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 125-140, 2007.
RODRIGUES, Maria da Paz Lins. Citações nas dissertações de mestrado em ciência da
informação. Ciência da Informação, v.11, n.1, p. 35-59, 1982.
ROMANCINI, RICHARD. O campo científico da comunicação no Brasil:
institucionalização e capital científico. 2006. 505 f. Tese (Doutorado em ciência da
comunicação) – Escola de comunicações e artes da Universidade de São Paulo, São Paulo.
ROSSO, Ademir José; FERREIRA, Adriana Ribeiro; SILVA, Franciely Ribeiro da; SERPE,
Bernadete Machado; VIEIRA, Fernando Zan. A pesquisa de Educação Ambiental em
encontros regionais. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 1, p. 137-158, 2009.
RUSCHEINSKY, Aloísio. Atores sociais e meio ambiente: a mediação da ecopedagogia. In:
Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004,
p. 51- 64.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico
internacional. São Paulo : Hucitec, 1994.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.;
CARVALHO, I. C. M. (Orgs). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre:
Artmed, 2005.
SATO, Michèle. Biorregionalismo. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental
do Ministério do Meio Ambiente, 5, 2005, Brasília. Encontros e Caminhos: Formação de
Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, 2005. p. 37-46.
SATO, Michéle; SANTOS, José Eduardo dos. Tendências nas pesquisas em educação
ambiental. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. (Org.).
Educação ambiental e cidadania: Cenários Brasileiros. 1. ed. Santa Cruz do Sul/RS:
EDUNISC, 2003, p. 253-283.
SILBERGER, Kathryn Kemp; BOHN, Maria del Carmen Rivera.; BRIGHENTI, Neide
Caciatori; SOUZA, C. G. Obras de referência: subsídios para uma avaliação criteriosa.
Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 1991. 249 p.
TEIXEIRA, Lucas André; NEVES, Juliana Pereira; SILVA, Fabiane de Paula; TOZONIREIS,
Marília Freitas de Campos; NARDI, Roberto. Referenciais teóricos da pesquisa em
educação ambiental em trabalhos acadêmicos. In: VI ENPEC-ENCONTRO NACIONAL DE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, Florianópolis, VI ENPEC-Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis, v. 6.