EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3504Palabras clave:
Meio ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Disputa de sentidos, Formação de educadores críticos.Resumen
Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim.Descargas
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Publicado
2013-04-17
Cómo citar
Rodrigues, J. N., & Plácido, P. de O. (2013). EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3504
Número
Sección
Artigos