REALIDADES E FICÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NUANCES DE UM ESPAÇO DISCURSIVO DA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Róger Albernaz de Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Pelotas, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3503

Palabras clave:

Cuidado de Si, Autoformação, Educação Ambiental.

Resumen

O presente artigo pretende, a partir do agenciamento entre os conceitos de realidade e ficção, adentrar o território da educação ambiental, trazendo à superfície alguns atravessamentos discursivos que produzem um desenho geográfico singular do mundo, principalmente no que tange a produção de sentidos das relações do ser, consigo mesmo e com o seu entorno. Para tanto, propõe-se um movimento imanente de leitura e de escrita, de si e do mundo, como condição de possibilidade da efetivação de um pensamento que potencialize um conhecimento e um cuidado de si e do seu entorno. Um movimento de sim à vida e a alguns pequenos detalhes. Simplicidade de um cuidado de si e do meio ambiente, que na ontemporaneidade passa cada vez mais pela arte de reinventar os modos de ser/estar no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Róger Albernaz de Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Pelotas, Rio Grande do Sul.

Doutor em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Programa de Pós-graduação em Educação.

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Pelotas, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Programa de Pós-graduação em Educação.

Publicado

2013-04-17

Cómo citar

Araujo, R. A. de, & Barreiro, C. B. (2013). REALIDADES E FICÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NUANCES DE UM ESPAÇO DISCURSIVO DA CONTEMPORANEIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3503