AMBIENTE E VIDA - O SER HUMANO NESSE CONTEXTO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRANSFORMADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

  • Eva Teresinha de Oliveira Boff UNIJUI
  • Pauline Brendler Goettems UNIJUI
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3501

Palabras clave:

Educação ambiental, Formação docente, Currículo Integrado.

Resumen

Neste artigo argumenta-se sobre uma pesquisa qualitativa, situada na modalidade de investigação ação, que envolve professores da universidade, de escola e em formação inicial, com foco na Educação Ambiental. Trata-se da produção e desenvolvimento coletivo da Situação de Estudo (SE): Ambiente e vida - o ser humano nesse contexto. O propósito é constituir um currículo integrado, como processo dinâmico, que prioriza a formação docente contínua, levando conta enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como constitutivo do debate cotidiano escolar. O currículo é constituído pela autoria compartilhada possibilitando que professores de escola deixem de ser meros reprodutores de conhecimentos elaborados por outros, externos ao meio escolar. Ao considerar as múltiplas interfaces de interação, no decorrer do processo de pesquisa na ação, pela mediação em assimetria, envolvendo sujeitos com experiências diversas no ambiente escolar pode resultar num caminho de permanente reconstrução das práticas educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eva Teresinha de Oliveira Boff, UNIJUI

Professora vinculada ao Gipec-Unijuí, Departamento de Biologia e Química e doutoranda do PPG-Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Pauline Brendler Goettems, UNIJUI

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - UNIJUI. Bolsista PIBEX-UNIJUI. CEP: 98700-000 - Ijuí - Rio Grande do Sul.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Pós-Doutor em Ensino de Química. Professor do Instituto de Química e do PPG - Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Publicado

2013-04-17

Cómo citar

Boff, E. T. de O., Goettems, P. B., & Del Pino, J. C. (2013). AMBIENTE E VIDA - O SER HUMANO NESSE CONTEXTO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRANSFORMADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3501