SENSIBILIZANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO À POLUIÇÃO POR LIXO MARINHO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3499Palabras clave:
Sensibilização, Percepção Ambiental, Atividades Lúdicas, Ensino Fundamental, Lixo Marinho.Resumen
Qualquer plano de gerenciamento costeiro deve empreender a sensibilização da comunidade local quanto à poluição por lixo marinho, sendo devidamente orientada pelos princípios e objetivos da Educação Ambiental, que estabelece relações íntimas entre esta comunidade e o seu ambiente. Atividades lúdicas apresentam-se como um bom caminho para sensibilização, principalmente entre crianças, e preferencialmente no ambiente escolar, considerado como formador de cidadãos. Este trabalho fundamentou-se na perspectiva de sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental I da rede pública municipal da cidade do Salvador, Bahia, quanto aos problemas associados ao lixo marinho, através do estímulo à percepção ambiental com a aplicação de atividades teóricas, práticas e lúdicas, proporcionando ainda o envolvimento da comunidade local. A unidade escolar escolhida foi a Escola Municipal Paroquial da Vitória, e as atividades propostas envolveram 28 estudantes de 3° e 5° anos, com um total de 15 encontros. Verificou-se a necessidade da participação das professoras no processo de envolvimento dos alunos junto ao tema escolhido, contribuindo com o interesse e a participação nas atividades. O caráter lúdico das ações propostas demonstrou ser atrativo aos estudantes, resultando na percepção ambiental dos mesmos e evidenciando, portanto, que trabalhar tema como lixo marinho pode ser uma excelente oportunidade de estímulo à sensibilização. Deve-se atentar ainda que o vínculo dos participantes com a área pesquisada promove sintonia com a realidade local, auxiliando na obtenção de resultados favoráveis.Descargas
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Publicado
2013-04-17
Cómo citar
Santana Neto, S. P. de, Cerqueira, M. B., Tinôco, M. S., & Silva, P. M. dos S. (2013). SENSIBILIZANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO À POLUIÇÃO POR LIXO MARINHO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3499
Número
Sección
Artigos