PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA SOBRE SUA INTERAÇÃO COM CEBUS LIBIDINOSUS: SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONDUTA CONSCIENTE DE VISITANTES DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3352Palabras clave:
macaco-prego, humanos, unidades de conservação da natureza, entrevistas, primatas.Resumen
A interação entre primatas e humanos existe há muito tempo, trazendo tanto benefícios quanto prejuízos para ambos os lados. No Parque Nacional de Brasília (PNB), onde grupos de macacos-prego (Cebus libidinosus) passaram a se utilizar freqüentemente da área destinada à visitação pública como área de vida, é comum o encontro entre as pessoas e esses macacos. O objetivo deste trabalho foi buscar aprofundar a compreensão sobre a percepção dos visitantes desse Parque em relação aos macacos. O estudo foi realizado no período de agosto a dezembro de 2006 e a região do Parque escolhida foi a área de uso comum de humanos e de dois grupos de macacos-prego, junto às piscinas naturais. Foi aplicado um questionário padronizado com os visitantes do Parque com foco na percepção dos indivíduos em relação aos macacos, e especialmente em relação à sua alimentação. Após análise das respostas dos 52 entrevistados tem-se que apesar da simpatia da maior parte dos visitantes para com os macacos-prego habitantes no local, ainda há pouco conhecimento a respeito da biologia destes animais, assim como contradições entre intenções e práticas da pessoas. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de desenvolver ações de educação ambiental que instrumentalize os visitantes para melhor reconhecer os comportamentos e fisionomias dos macacos, assim como a questões relacionada à conservação da biodiversidade, remetendo à necessidade de uma alfabetização científica.Descargas
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Publicado
2013-02-25
Cómo citar
Brasileiro, L., Almeida, L. E. de, & Saito, C. H. (2013). PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA SOBRE SUA INTERAÇÃO COM CEBUS LIBIDINOSUS: SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONDUTA CONSCIENTE DE VISITANTES DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3352
Número
Sección
Artigos