IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NOS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E CERRADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL –ECOLÂNDIA - DA 6ª CIA IND DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO RODOVIÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS – LAVRAS, MG

Autores/as

  • Rafaela Vidal Ambrósio Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.
  • Rosângela Alves Tristão Borém Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.
  • Anderson Alves Santos Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3253

Palabras clave:

educação ambiental, interpretação ambiental, trilhas interpretativas, Ecolândia.

Resumen

A problemática ambiental é um dos assuntos mais recorrentes e tratados pela sociedade, tendo seu início na década de 70 com os grandes movimentos ambientalistas. Associadas a estes, nascem à educação e a interpretação ambiental, instrumentos pedagógicos que almejam a mudança do pensamento do homem frente às questões ambientais. Trilhas interpretativas tem sido de grande auxílio nesse contexto, promovendo a integração entre homem e meio ambiente. Este trabalho buscou despertar no cidadão de Lavras (MG) a consciência ambiental através da implantação de uma trilha interpretativa no Centro de Educação Ambiental da 6ª Cia Ind de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário da Polícia Militar de Minas Gerais – Ecolândia. Para a implantação da trilha foi utilizado o método de Indicadores de Atratividades de Pontos Interpretativos que permitiu a escolha de doze pontos nos quais foram afixadas placas interpretativas. Seus textos e elementos gráficos foram baseados nos temas propostos para cada ponto e a confecção seguiu normas de referência a fim de se tornarem mais atrativas para os visitantes. As placas tornaram a trilha mais rica e interessante contribuindo para um processo de educação/interpretação ambiental mais efetivo.

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Biografía del autor/a

Rafaela Vidal Ambrósio, Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.

Bióloga. Bolsista do Laboratório de Geoprocessamento da EPAMIG (Geosolos).

Rosângela Alves Tristão Borém, Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.

Professora Associado I da Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Doutora em Produção Vegetal; área de atuação em Educação Ambiental e Planejamento Ambiental.

Anderson Alves Santos, Universidade Federal de Lavras Florestal (UFLA), Lavras, MG.

Turismólogo. Mestre em Administração. Doutor em Ciências Florestais pela UFLA. Pós-doutorando em Engenharia Florestal – UFLA. Professor no IFMG – Campus Formiga.

Publicado

2013-01-13

Cómo citar

Ambrósio, R. V., Borém, R. A. T., & Santos, A. A. (2013). IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NOS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E CERRADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL –ECOLÂNDIA - DA 6ª CIA IND DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO RODOVIÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS – LAVRAS, MG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3253