IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NOS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E CERRADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL –ECOLÂNDIA - DA 6ª CIA IND DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO RODOVIÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS – LAVRAS, MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3253Keywords:
educação ambiental, interpretação ambiental, trilhas interpretativas, Ecolândia.Abstract
A problemática ambiental é um dos assuntos mais recorrentes e tratados pela sociedade, tendo seu início na década de 70 com os grandes movimentos ambientalistas. Associadas a estes, nascem à educação e a interpretação ambiental, instrumentos pedagógicos que almejam a mudança do pensamento do homem frente às questões ambientais. Trilhas interpretativas tem sido de grande auxílio nesse contexto, promovendo a integração entre homem e meio ambiente. Este trabalho buscou despertar no cidadão de Lavras (MG) a consciência ambiental através da implantação de uma trilha interpretativa no Centro de Educação Ambiental da 6ª Cia Ind de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário da Polícia Militar de Minas Gerais – Ecolândia. Para a implantação da trilha foi utilizado o método de Indicadores de Atratividades de Pontos Interpretativos que permitiu a escolha de doze pontos nos quais foram afixadas placas interpretativas. Seus textos e elementos gráficos foram baseados nos temas propostos para cada ponto e a confecção seguiu normas de referência a fim de se tornarem mais atrativas para os visitantes. As placas tornaram a trilha mais rica e interessante contribuindo para um processo de educação/interpretação ambiental mais efetivo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-01-13
How to Cite
Ambrósio, R. V., Borém, R. A. T., & Santos, A. A. (2013). IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NOS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E CERRADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL –ECOLÂNDIA - DA 6ª CIA IND DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO RODOVIÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS – LAVRAS, MG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3253
Issue
Section
Artigos