Pedagogia das Ruas como práxis de resistência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10954

Palabras clave:

socialismo, ambiente, ruas, práxis

Resumen

Este ensaio pretende responder a chamada do XI Encontro e Diálogos em Educação Ambiental (EDEA), apresentando em um primeiro momento as bases epistemológicas que sustentam minhas práticas pedagógicas no âmbito universitário e escolar, reafirmando o socialismo ambiental como uma das possibilidades de enfrentamento ao capitalismo globalitário neoliberal fortalecido na última década pelo ressurgimento de posturas políticas totalitárias. Logo a seguir descrevo como no âmbito universitário venho construindo umapráxis pedagógica com graduandos e duas comunidades escolares de Uruguaiana focando nas ações desenvolvidos pelo Componente Curricular Complementar de Graduação Movimento e Ambiente e pelo Grupo de Estudos Movimento e Ambiente neste ano de 2019.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alvaro Luis Avila da Cunha, Universidade Federal do Pampa

Licenciatura Pena em Educação Física Mestre em Educação Doutor em Educação Ambiental

Citas

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: a terceira infância. São Paulo: Editora Planeta, 2008.

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

FOSTER, John Belamy. A Ecologia de Marx, materialismo e natureza. São Paulo: Civilização Brasileira, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

KAGGE, Erling. A arte de caminhar. Um passo de cada vez. Lisboa: Quetzal editores, 2018.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2004.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo, 2004.

ODUM, Eugene P.; Ecologia. Madri:Interamericana, 1970.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética de laliberacion: política sócio-ambientalecomunitarista. Rio Grande: EDGRAF, 2000.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética para o século XXI rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo: Gráfica da Unisinos, 2003.

VELASCO, Sirio Lopez. Fundamentos lógico-linguísticos da ética argumentativa. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.

VELASCO, Sirio Lopez. Introdução à Educação Ambiental Ecomunitarista. Rio Grande: Ed. da FURG, 2008.

Publicado

2020-08-21

Cómo citar

Cunha, A. L. A. da. (2020). Pedagogia das Ruas como práxis de resistência. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 365–378. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10954

Número

Sección

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)